CineEco 2015 apresentado no Dia Europeu sem carros

O 21º CineEco-Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que terá lugar de 10 a 17 de outubro próximos, vai ser apresentado amanhã, 22 de setembro, em Seia, no âmbito do Dia Europeu Sem Carros.

A apresentação da programação de filmes e das atividades paralelas do Cine’Eco 2015 vai decorrer ao ar livre junto ao Mercado Municipal de Seia. Este anúncio está integrado no Dia Europeu Sem Carros, ao qual se associou o Município de Seia com um conjunto de atividades, onde se destaca uma espécie de ‘Pré-CineEco’, com a projeção do filme ‘Bikes vs. Cars’, de Fredrik Gertten (Suécia), antecedendo um debate sobre a mobilidade, ambos no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, às 21 horas, com entrada livre.

A 21ª edição do CineEco vai anunciar 80 filmes de 20 países, repartidos pelas várias competições: Internacional de Longas e Médias, Internacional de Curtas, Lusofonia de Longas e Médias, Lusofonia de Curtas e Documentários e Séries de Televisão, Panorama Regional, Sessões Especiais e Panorama Infantil. A seleção oficial de filmes inspirou-se na Encíclica do Papa Francisco, – ‘Laudato Si, Sobre o Cuidado da Casa Comum’, um importante manifesto de debate sobre clima e ambiente, que antecipa a Conferência Mundial sobre as Alterações Climáticas a realizar em Paris, em novembro próximo.

Estas e outras perspetivas com enfoque ambiental farão parte da vasta programação do CineEco 2015 que vai ser anunciada, onde mais uma vez se volta a reunir os melhores filmes nacionais e do mundo de temática ambiental e um conjunto de atividades paralelas, entre as quais uma conferência nacional sobre alterações climáticas.


Conteúdo Recomendado