Numa apresentação aos jornalistas da ‘volta’ socialista rumo às eleições, o diretor de campanha, Duarte Cordeiro, elencou as prioridades políticas do partido e apresentou os distritos por onde os socialistas passarão no período oficial de campanha, que arranca no domingo.
Lembrando que a caravana já está a percorrer o país “há algum tempo”, o responsável disse que haverá entre “quatro, cinco ações” de campanha por dia, repartindo-se entre o período da manhã, almoços, período da tarde, jantares e comícios.
“Vamos privilegiar sempre que possível ações de rua, o contacto direto com as pessoas”, frisou Duarte Cordeiro, declarando ainda que haverá visitas a instituições e encontros temáticos, como por exemplo um “almoço dedicado à igualdade” que terá lugar ainda esta semana, em período de pré-campanha.
Visitas “temáticas associadas às prioridades” políticas do partido, que atravessam áreas como a inovação e conhecimento, qualidade dos serviços públicos ou o combate às desigualdades, farão também parte da agenda.
“Iremos promover a diferenciação entre a proposta política do PS e da coligação [PSD/CDS-PP]”, acrescentou Duarte Cordeiro, sublinhando que várias visitas da caravana socialista a empresas ou instituições irão sustentar o “argumentário” do partido.
Nos comícios, para além da intervenção do secretário-geral e candidato a primeiro-ministro António Costa, haverá sempre mais algumas intervenções de figuras do partido e candidatos a deputados pelos locais onde decorre a iniciativa.
O PS prevê no total dez comícios de noite no período oficial de campanha, sendo que no primeiro dia oficial na estrada – domingo – a “Caravana da Confiança” estará nos distritos de Castelo Branco e Guarda.
Bragança e Vila Real são os distritos apontados para o dia seguinte, com Viseu a ocupar toda a próxima terça-feira.
A 23 de setembro, quarta-feira, a caravana socialista estará entre Aveiro e Porto, deslocando-se para os distritos de Coimbra e Leiria nos dias seguintes, com Lisboa e Santarém a serem palco das ações de campanha a 25 de setembro.
Braga, Lisboa, Açores e Setúbal merecerão também a visita do PS, sendo que em alguns dos distritos haverá ações em mais do que um dia do período oficial de campanha.
As eleições legislativas decorrem a 4 de outubro, domingo.