Mulheres criam 5 empresas na Covilhã

Das 14 mulheres que participaram no projeto “Empreendedorismo no feminino” promovido pela Coolabora em 2013, cinco avançaram para a criação da sua própria empresa e posto de trabalho.

Uma boa taxa de sucesso, considera Rosa Carreira, dirigente da Coolabora.
“Atualmente já estão todas a funcionar, é claro que nenhuma já está rica, mas estão a a fazer aquilo com que sonharam, tiveram apoio financeiro para o arranque da empresa, um prémio de 5 mil euros, tiveram consultadoria, formação, e portanto estão cinco mulheres com o seu negócio criado, o seu posto de trabalho sustentado”.As cinco empresas foram todas criadas no concelho da Covilhã, nas mais diversas áreas “temos uma de babysitting, outra de apoio ao domicílio para idosos, de organização de eventos culturais, outra ainda de produtos de cabelo especializada em cabelos africanos e temos ainda uma de serviço de limpezas”.

São os resultados práticos do projeto Empreender no feminino promovido pela Coolabora em 2013. Tudo começou com uma seleção de 14 candidatas que frequentaram uma ação de formação sobre o tema. O projeto previa apoio financeiro e de consultadoria a quem quisesse avançar com a própria empresa o que acabou por acontecer com mais de um terço das formandas que acabaram por criar o próprio emprego.


Conteúdo Recomendado