Noite de Cantares Quaresmais enche Forum Cultural em Idanha-a-Nova

O VIII Encontro de Cantares Quaresmais preencheu o Forum Cultural de Idanha-a-Nova com música e tradição, entoando, na noite de sábado, alguns dos mais admiráveis cânticos e rituais das comemorações pascais e quaresmais.

A solenidade da “Encomendação das Almas”, notável manifestação popular de caráter religioso, foi interpretada por três grupos: Grupo do Rosmaninhal (Idanha-a-Nova), Amigos do Cante dos Reis de Pedrógão (Vidigueira) e o Grupo das Atalaias (Proença-a-Nova).

Uma atuação da Casa do Povo do Paul e do Grupo Etnográfico do Centro Paroquial de Nossa Senhora das Dores (Covilhã) trouxe, até Idanha-a-Nova, os Cantos de Misericórdia, Paixão e Alvíssaras.

O evento integrou as comemorações pascais e quaresmais promovidas pelo Município de Idanha-a-Nova, que têm a designação de “Mistérios da Páscoa em Idanha”.

A riqueza destes cantares quaresmais é “parte do património imaterial do concelho que temos o dever de preservar e valorizar”, sublinhou, na abertura do Encontro, o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Armindo Jacinto lembrou que a Páscoa é, todos os anos, um dos períodos com mais atividades no território.

O coordenador deste projeto, o investigador António Catana, sublinhou que “Idanha-a-Nova é o concelho com mais manifestações pascais e quaresmais, muito por mérito das populações locais que atuam como autênticas guardiãs das suas heranças culturais”.

Recorde-se que a Câmara de Idanha-a-Nova promove também no Forum Cultural, nos dias 2 e 3 de abril, Quinta-Feira Santa e Sexta-Feira Santa, o segundo Curso Livre sobre Religiosidade Popular.

A iniciativa é composta por um conjunto de palestras, a visualização de filmes documentais e visitas noturnas ao “território dos rituais” para acompanhar fascinantes manifestações de piedade popular. Inscrições: Tel./Fax: 277 208 029 e Email: forumculturalidn@gmail.com.


Conteúdo Recomendado