Fundão recebe colóquio "V Mouseion"

Realiza-se, entre os dias 12 e 14 de dezembro, no Fundão, o V Mouseion, cujo tema em debate será “A Crise e os Museus: como gerir, como resistir, como atuar”.

As conferências terão lugar na Moagem, no Casino Fundanense e no Museu Arqueológico, com os seguintes painéis: “Museólogos, a profissão e a crise”; “Rentabilizar e preservar a baixo custo”; “A raia: o que hoje nos une e o que nos separa”; “Financiamento dos museus – o papel das instituições públicas que apoiam”.

A plataforma transfronteiriça Mouseion constitui-se de modo informal e junta Museus e amigos de Museus de ambos os lados da fronteira, tendo por objetivo refletir sobre a museologia de Portugal e Espanha, assim como trabalhar em conjunto no âmbito da cooperação transfronteiriça.

Neste momento fazem parte do projeto o Museu Arqueológico do Fundão e os Amigos deste Museu, o Museu de Estremoz, a Associação Portuguesa de Profissionais de Museologia, o Museu de Évora, os Amigos do Museu de Évora, o Museu de Portalegre, o Museu da Covilhã, o Museu de Castelo Branco e os Amigos deste Museu, sendo que do lado espanhol fazem parte o Museu de Placência, o Museu de Cáceres, o Museu Nacional de Arte Romana, o Museu Arqueológico de Badajoz, o Museu Vostell Malpartida, o Museu Etnográfico Estremenho Gonzalez Santana, a Associação Espanhola de Museólogos, a Junta da Extremadura e a Diputación de Cáceres.

Paralelamente a este encontro, será inaugurada, no dia 12 de dezembro, às 18h30, na Galeria do Museu Arqueológico Municipal do Fundão, a exposição de artes plásticas “Duas Naturezas, um Homem”, de Bárbara Bulhão. No dia 13 de dezembro, às 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo Novo, será apresentado, por Pedro Carvalho, professor da Universidade de Coimbra, o livro “A urbs romana da encosta meridional da Serra da Gardunha”, de João Mendes Rosa e Joana Bizarro.


Conteúdo Recomendado