Portugal lidera aumento das vendas de automóveis novos na Europa

http://imagens4.publico.pt/imagens.aspx/367684?tp=UH&db=IMAGENS

As vendas de carros novos voltaram a disparar em outubro, nos países da União Europeia, com um aumento de 6 por cento do número de matrículas. Portugal é líder do top de vendas com um crescimento de mais de 35 por cento nos primeiros dez meses do ano.

Até ao final de outubro, os portugueses compraram mais 30 mil carros do que nos primeiros nove meses do ano passado. Ao todo, são quase 120 mil matrículas de 2014, a circular em Portugal. Em outubro reforçou-se a tendência dos meses anteriores, ou seja, as vendas de ligeiros de passageiros voltaram a crescer.

Os dados da assocaição que representa os construtores europeus mostram que continua a ser nos países onde houve resgate financeiro que mais carros novos se vendem. Além de Portugal há também crescimento na Irlanda, na Grécia e em Espanha.

Na Alemanha, a maior economia da União Europeia, a recuperação do mercado automóvel também se sente, mas não tem comparação com o sul da Europa. Cresceu pouco mais de um por cento no mês passado e apenas 3 por cento desde o início do ano.

No extremo oposto, com as vendas a cair em outubro, estão países onde a crise não se sentiu tanto. É o caso da Bélgica, da Finlândia e da França.


Conteúdo Recomendado