Projeto Singular da UBI é referência nacional

O projeto europeu Singular, coordenado pela UBI, sobre eficiência energética é já considerado um estudo de referência a nível europeu.

Coordenado pelo docente do departamento de Engenharia Eletromecânica, João Catalão, o FP7 – SINGULAR “Smart and Sustainable Insular Electricity Grids Under Large-Scale Renewable Integration” foi destaque na revista VISÃO, onde é referido como um “bom exemplo de procura de soluções para uma gestão inteligente de redes elétricas”, no qual “são utilizadas ferramentas inovadoras, a nível mundial, entre as quais a previsão de consumos e de produção renovável e a otimização de exploração e planeamento da rede, que poderão permitir poupanças ao sistema e aos consumidores na ordem dos 5%”, de acordo com aquela fonte, o que é muito significativo atualmente, correspondendo a milhares ou mesmo milhões de euros, em termos anuais.

O FP7, mais concretamente “Cooperação” do FP7, contemplado com 5 milhões de euros no âmbito do 7º Programa Quadro em 2013, visa apoiar a investigação em projetos em consórcio internacional em 10 áreas temáticas, incluindo a área Energia.

O principal objetivo do programa é o de adaptar o atual sistema energético europeu, de forma a torná-lo mais sustentável, mais independente, conjugando várias fontes de energia (incluindo renováveis), mais eficiente e mais seguro, aumentando simultaneamente a competitividade da indústria europeia.

Esta menção ao projeto Singular encontra-se enquadrada numa grande entrevista que a VISÃO fez ao Ministro do Ambiente e da Energia, Eng. Jorge Moreira da Silva. Na mesma publicação, este projeto é considerado muito relevante no que concerne ao “papel da energia num mundo mais sustentável” pelo Presidente da APESE – Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia, também entrevistado.


Conteúdo Recomendado