As entidades promotoras de Castelo Branco são, o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), a Mutualista Covilhanense, a Liga dos Amigos dos Penedos Altos (LAPA), o Centro Social e Cultural de Casegas e a ULS de Castelo Branco que concorre com dois projetos.
“Missão Coração” é o nome do projecto do CHCB que visa dotar os Serviços de Obstetrícia e Pediatria com equipamentos tecnologicamente evoluídos para identificar precocemente a existência de cardiopatias congénitas em recém-nascidos.
“Idoso + Por uma Sociedade inclusiva” é o nome do projeto da Mutualista Covilhanense com o objetivo de requalificar o espaço exterior da Instituição e Criação de uma Sala Snoezelen.
Com o objectivo de realizar os sonhos da população sénior, principalmente os idosos que estejam a passar por situações de vulnerabilidade e exclusão social, a LAPA concorre com o projeto “Caixa Mágica”.
“Todos a caminhar” é o projeto do Centro Social e Cultural de Casegas com o objetivo de criar uma sala de reabilitação motora.
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco concorre com dois projetos. O primeiro, designado “Acções para melhorar, afectos para cuidar” pretende dotar o serviço de cardiologia de equipamentos adequados às diferentes idades pediátricas.
O segundo, designado “Menos dor, mais amor” pretende adquirir o material necessário para minimizar a dor no recém-nascido com icterícia, realizando fototerapia em alojamento conjunto e elevando a humanização dos cuidados prestados à díade.
No distrito da Guarda são quatro as instituições que concorreram a este projeto. A Unidade Local de Saúde da Guarda, mais concretamente o Serviço de Pediatria, concorre com o projeto “Ecos do coração”, projeto que pretende promover a Saúde e bem-estar das crianças do Distrito.
Outra entidade guardense a concorrer é o Solar do Mimo (Centro de Acolhimento de Crianças em Risco) com o tema “Mimar os Avós”. Esta iniciativa pretende ser mais abrangente e mais contextualizada com a realidade da instituição e o meio onde se encontra inserida.
A Fundação São João de Deus, pretende disponibilizar transporte a pessoas idosas que se encontrem isoladas (consultas, repartições de finanças, mercearias), e acompanhamento da pessoa idosa (estimulação cognitiva, rastreios, companhia, contacto via skype com familiares). O tema intitula-se Somos Por Si. Mais Perto de Si (SPS +).
Por último, o Centro Social Cultural e Desportivo Miuzelense, com a sua “Horta solidária” pretende dar uma melhor qualidade de vida aos mais idosos, através da criação de uma horta solidária que tornará possível preencher o dia de algumas dezenas de pessoas frequentes no Centro de Dia.
A votação decorre online em: https://missaosorriso.continente.pt/projetos-missao-sorriso/2014?distrito=castelo-branco&area=all