Organizado anulamente pelo Rancho Folclórico da Boidobra, tem objetivo promover e divulgar as papas de carolo de milho, “a iguaria tradicional das beiras”. “Um evento que tem crescido de ano para ano e sido procurado por cada vez mais visitantes da região e a nível nacional” afirmou em declarações à Rádio Covilhã Paulo Jerónimo.
Com um orçamento de cerca de 4 mil euros, a edição deste ano conta com 43 expositores de artesanato e gastronomia, um número que não é maior por não haver condições para mais, salientou o presidente do Rancho Folclórico da freguesia. “Se no ano passado o evento excedeu as nossas expectativas, este ano estamos deslumbrados pela procura que tivemos dos expositores. Quase duplicámos, no ano passado tivemos 25 stands e nesta edição temos 43 inscritos e não podem estar mais porque não temos mais expositores para oferecer. Há pessoas que têm interesse em inscrever-se mas não é possível porque não temos capacidade para isso em termos logísticos”, acrescentou.
Dentro dos mesmos moldes dos anos anteriores, o certame continua a apostar em “ser amigo do ambiente” e, além das canecas, nesta edição é a vez das tigelas das papas deixarem de ser de plástico. “A par da iniciativa das canecas das bebidas, as papas não vão ser servidas em tigelas de plástico. Desde a primeira edição que dizemos que este evento é amigo do ambiente e continuamos a afirmá-lo, porque tentamos de ano para ano evitar os plásticos e nesta edição vamos fazê-lo com as papas de carolo que vão ser servidas em tigelas de loiça personalizadas”, explicou Paulo Jerónimo.
A animação vai ser complementada com a presença de vários artistas musicais e espetáculos de rua. “Vamos ter mais animação de rua, o que implica que haja dois palcos no recinto, um para os espetáculos principais e um outro para os grupos subirem ao palco e fazerem alguma animação”, reiterou.
A 6ª edição da Festa das Papas começa já esta sexta-feira, pelas 18 horas, e prolonga-se até domingo, no Parque de Merendas da freguesia da Boidobra.