Trancoso com risco “Máximo” de incêndio

O IPMA colocou também em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ concelhos de vários distritos do interior norte e centro do país.

Oito concelhos de cinco distritos de Portugal continental apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Trancoso (Guarda); Oleiros, Mação, Sardoal e Vila de Rei (Castelo Branco); Pampilhosa da Serra (Coimbra); Arouca (Viseu) e Monchique (Faro) estão hoje em risco ‘Máximo’ de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O instituto colocou também em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ concelhos de vários distritos do interior norte e centro do país.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Norte e Centro até ao final da manhã e nas regiões do interior durante a tarde.
O vento será fraco soprando moderado do quadrante leste nas terras altas até ao início da manhã, e de noroeste no litoral oeste durante a tarde.
Para os Açores, está previsto céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, pontualmente forte em especial durante a tarde.
Quanto às temperaturas máximas, para hoje estão previstos 37 graus Celsius em Évora; 36 em Beja, Santarém e Castelo Branco, 35 em Portalegre, 34 em Lisboa, Vila Real, Guarda e Bragança, 33 em Braga e Faro e 24 no Porto e Viana do Castelo.

Conteúdo Recomendado