Fundação S. João de Deus repõe mostra fotográfica “sós e isolados”

A Fundação S. João de Deus repõe a exposição fotográfica “sós e isolados”, de ceci de f, que fica patente na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) durante este mês.

A primeira parte deste trabalho da fotógrafa do Porto radicada em Barcelona já esteve no Teatro Municipal da Guarda (TMG) em março de 2013 com um conjunto de imagens que simbolizam a solidão, o isolamento e a pobreza dos idosos que vivem longe de tudo na nossa região. Ceci de f teve o apoio da GNR na abordagem das pessoas e o seu objetivo é registar os efeitos do tempo em zonas desertificadas do interior para posteriormente expor e «sensibilizar a população para a realidade do quotidiano» destas pessoas. O projeto começou em outubro de 2012 no distrito da Guarda que era, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), o segundo do país com o maior número de concelhos em que se registam mais casos de pessoas com mais de 65 anos a viver sós em zonas com índices de densidade populacional muito baixos.

Ceci de f [Cecília de Fátima] nasceu no Porto em 1983. Antes de se dedicar à fotografia, estudou escultura na Faculdade de Belas Artes, contrabaixo no Conservatório de Música e Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente vive em Barcelona. Além desta mostra, serão também apresentados os resultados dos primeiros nove meses do programa “Somos por Si”, da Fundação S. João de Deus.


Conteúdo Recomendado