Espaço Saúde+ em plena Serra da Estrela

Unhais da Serra tem um novo espaço onde os idosos convivem e transmitem os seus conhecimentos aos mais jovens.

O edifício do Espaço Saúde+ foi construído na estrada principal de Unhais da Serra e vai acolher os idosos e toda a população que queira melhorar a sua qualidade de vida através de diversas atividades de cariz terapêutico e desportivo. “É uma obra que merece todo o nosso apreço, obra diferenciada para ser utilizada, partilhada com outros tipos de associações”, revela Melo Bernardo, presidente distrital da Segurança Social.

Este espaço pertence ao Centro Cultural de Santo Aleixo, na vila de Unhais da Serra, e possui várias valências: desde o centro de dia e de noite para os idosos, ao apoio domiciliário, passando pela creche e pelo infantário, vários são os serviços prestados por este centro cultural.

Com a inauguração do “Espaço Saúde +”, outra valência começa a ser explorada, que é a prática desportiva e a terapêutica, através de consultas de Fisioterapia, Hidroterapia, serviço de Enfermagem, Eletrocardiogramas e consultas de Clínica Geral.

Num dia luminoso, o som da Banda Filarmónica Estrela recebeu com pompa e circunstância a comitiva da Câmara Municipal. O Bispo da Guarda, Manuel da Rocha Felício, marcou presença neste encontro, onde benzeu o edifício. Passeando pelos corredores do novo espaço Jeni Almeida, diretora do Centro Cultural, foi apresentando todos os “cantos da casa”: a piscina para hidroginástica e natação orientada, a sala de ginástica, a sala de aparelhos e os consultórios.

A última paragem desta visita foi o pavilhão multiusos, local onde decorreram os discursos. Jeni Almeida centrou o seu discurso na colaboração que deve ser feita com as instituições de solidariedade, colocando a tónica na atualização dos acordos com a Segurança Social. Agradeceu o protocolo assinado com a Câmara, embora a aprovação deste tenha sido tardia. A verba permitiu fazer os acessos ao Espaço.

O Bispo da Guarda, Manuel Felício, caracterizou o Saúde+ como “um espaço de partilhada cultural” porque “o défice maior que existe na nossa sociedade não é o PIB, mas sim o défice de vida comunitária”. Acrescentou que “os valores materiais não se devem pôr à frente dos valores morais. O Espaço Saúde + tem equipamentos para tornar a vida com mais qualidade, de colocar os recursos aos grandes objetivos”.

Estes objetivos são a integração dos idosos e de pessoas portadoras de deficiências na sociedade. Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã, é da mesma opinião: “os mais velhos merecem todo o carinho, toda a atenção porque eles são um poço de sabedoria, uma biblioteca ambulante”. O presidente da Câmara destacou ainda a importância da injeção de dinheiro na economia local.

Os serviços prestados no espaço agora inaugurado são um cibercafé, atividades de ATL para as crianças, danças de salão, ballet, dança para crianças, fitness e o acompanhamento personalizado de um personal trainer. Os preços vão desde os três aos 30 euros, dependendo da atividade em questão e com alguns descontos nos serviços.

A inauguração do Espaço Saúde+ realizou-se no dia 19 de outubro, no âmbito das comemorações do 144º aniversário da elevação da Cidade da Covilhã.


Conteúdo Recomendado