Guarda vai ter dez novas empresas que vão criar 82 postos de trabalho

A Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) da Guarda vai acolher dez novas empresas, num investimento global de 3,2 milhões de euros, que vão criar 82 postos de trabalho, anunciou este sábado a autarquia.

Nove empresas assinaram este sábado as escrituras de compra e venda e uma o contrato promessa de compra e venda de um total de 21 lotes da PLIE, segundo a Câmara Municipal da Guarda.

As empresas que vão instalar-se em onze lotes da Plataforma Logística operam nos setores automóvel (oficinas), dos transportes e da logística, laticínios, filtros para a indústria (ar, água e óleo), produtos de limpeza e no ramo da restauração.

A empresa que celebrou o contrato promessa de compra e venda de dez lotes atua na área da logística e no setor da indústria de embalagens.

As escrituras entre a autarquia da Guarda e os empresários que vão instalar-se na PLIE foram celebradas este sábado, após a cerimónia de inauguração do novo parque de estacionamento de veículos pesados que vai acolher os camiões que até agora estacionavam nas ruas da cidade.

“O meu bem-haja aos empresários que acreditam que a Guarda é uma cidade que está a meio caminho entre Madrid e Lisboa”, disse o presidente da Câmara, Álvaro Amaro, aos jornalistas, no final da sessão, assumindo que a posição estratégica é “uma mais-valia” para a cidade.

O autarca referiu que com a venda dos lotes o município encaixa uma receita total de cerca de 150 mil euros, mas “uma parte significativa dessa receita” é para melhorar os acessos ao novo parque TIR e às empresas instaladas na PLIE.

Com a inauguração do novo parque de estacionamento, a partir de 01 de maio os veículos pesados de mercadorias ficam proibidos de estacionar nas ruas da Guarda.

Com a nova estrutura, adjudicada pelo valor de 144 mil euros mais IVA, o município pretende “disciplinar o estacionamento de camiões na cidade, prosseguindo uma política municipal de estacionamento, componente fundamental de mobilidade urbana, dotando a cidade de um equipamento moderno e funcional ao serviço dos empresários”.

O novo parque, com 32.780 metros quadrados de área, localizado junto da aldeia de Gata, nas proximidades da cidade da Guarda, tem 137 lugares de estacionamento, sendo 95 destinados a veículos pesados, 15 a veículos pesados de transporte de frio e 27 a veículos ligeiros de apoio aos motoristas.

O equipamento tem espaços para permanência de funcionários de segurança, balneários e instalações sanitárias para motoristas e uma área para refeitório.

Pedro Tavares, presidente da Associação Empresarial da Guarda – NERGA, disse à agência Lusa que a criação do Parque TIR constitui “uma mais-valia para todas as empresas que têm camiões”.

A PLIE é uma plataforma transfronteiriça inserida na Rede Nacional de Plataformas Logísticas, contemplando áreas de transportes/logística, localização empresarial, inovação tecnológica e de apoio e serviços.


Conteúdo Recomendado