Câmara lança Guia do Investidor para captar empresários para a Guarda

A Câmara Municipal da Guarda procedeu este sábado ao lançamento de um Guia do Investidor, para atrair empresários nacionais e estrangeiros para o concelho e para a Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE).

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, a nova publicação é “um farol”, é algo que identifica as vantagens da cidade da Guarda, do seu concelho, da região e da PLIE existente.

“O guia é uma exposição de bons motivos para investir na Guarda e o que eu tenho pedido é que todos possamos ser agentes dessa promoção. E, o guia é mais um instrumento, é mais uma ajuda para isso”, disse o autarca aos jornalistas após ter apresentado o projeto na cerimónia de inauguração do novo parque de estacionamento de veículos pesados da PLIE.

Álvaro Amaro referiu que “o livrinho muito bonito”, que foi elaborado pela Agência de Desenvolvimento para a Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI), também será depositado formalmente na Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

O autarca pediu ainda aos empresários e aos presentes na cerimónia que transportem um exemplar do livro no carro e que o deem “a um amigo” que possa estar interessado em investir na Guarda.

Na sua intervenção, anunciou ainda que o executivo que lidera está a pensar na criação de uma Agência Captadora de Investimento e na elaboração de um Código do Investimento, que contemple “um conjunto de incentivos ao investimento” local.

“Utilizarei todas as minhas forças, todos os meus poderes como presidente da Câmara, no sentido de estimular a captação de investimento na Guarda”, prometeu.

O Guia do Investidor, totalmente a cores, com 38 páginas, escrito em português e em inglês, contém informações sobre a Guarda, a localização geográfica, a caracterização socioeconómica e qualidade de vida.

Fornece também informações sobre ciência tecnologia, educação e recursos humanos especializados e desataca o projeto da PLIE, uma plataforma transfronteiriça que está inserida na Rede Nacional de Plataformas Logísticas.

Segundo a nova publicação, a Guarda “é muito mais que uma cidade no interior, é um centro estratégico na relação de Portugal com a Europa”.


Conteúdo Recomendado