X Festival de Música da Beira Interior termina este sábado na Guarda

O evento, organizado pela Scutvias, decorreu este ano em Abrantes, Covilhã, Mação e Guarda.

O festival começou no dia 14 de março no Cineteatro de São Pedro (Abrantes), prosseguiu a 18 de abril no Auditório de Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, e no Auditório Elvino Pereira (Mação) a 9 de maio, terminando no próximo sábado, dia 6 de junho, no Teatro Municipal da Guarda, com o Concerto da Beira Interior.

O concerto final (Concerto da Beira Interior) estará a cargo de uma orquestra que integra alunos previamente selecionados de todos os participantes no Festival e conta ainda com a participação da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco.

O diretor-geral da Scutvias, Pinho Martins, esclareceu que a escolha da obra literária de Ferreira de Castro para o concerto final, “não tem qualquer conotação política, mas simplesmente a região envolvida”. Pinho Martins explicou ainda que o concerto final do Festival vai decorrer novamente no Teatro Municipal da Guarda, apenas por uma questão de dimensão da sala. Uma vez mais, a Scutvias, em parceria com as câmaras e com as escolas de música da Região, proporciona espetáculos de música erudita onde cabem a música clássica e também algumas experiências musicais diferentes, mas sempre com adaptações e sonoridades que se integram no conceito de música erudita.


Conteúdo Recomendado