“Segundo informações que a ANA dispõe, os voos estão a ser reescalonados e deverão começar em maio, mas tudo dependerá do operador, o GPS Tour”, explicou a fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal.
Contactado pela Lusa, o diretor do operador turístico português GPS Tour, António Duarte, informou, através de uma funcionária da empresa, que não iria prestar declarações sobre o assunto.
A operação de voos tinha sido anunciada em setembro do ano passado, em Paris, numa ação de promoção da região Alentejo junto de agentes de viagens, operadores turísticos e comités empresariais franceses e que envolveu o Turismo de Portugal, a companhia aérea francesa Aigle Azur e o GPS Tour.
Segundo a ANA, em três anos de vida, o aeroporto de Beja realizou, através de sete companhias aéreas, 245 movimentos de aeronaves, sendo a “maioria” de operações “charter” não regulares, que transportaram cerca de 93% dos 6.624 passageiros.
Desde que começou a operar, a 13 de abril de 2011, o aeroporto de Beja, que custou 33 milhões de euros e resulta do aproveitamento civil da Base Aérea n.º 11, tem estado aberto, mas praticamente vazio e sem voos e passageiros na maioria dos dias.