“Voltas, Reviravoltas e Contravoltas” no TMG

No dia 3 de outubro, o Teatro Municipal da Guarda apresenta uma peça desenvolvida na Oficina de Teatro do Estabelecimento Prisional da Guarda (EPG).

O espetáculo “Voltas, Reviravoltas e Contravoltas” resulta da Oficina de Teatro do Estabelecimento Prisional da Guarda (EPG) que será apresentado no próximo dia 3 de outubro no pequeno auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), às 21h30.

Segundo a organização, o texto, que inclui elementos da vivência dos participantes, conta a história de um carteiro que na sua ronda habitual é confrontado com casos humanos singulares, que mostram a diversidade da nossa espécie, satirizando algumas atitudes e comportamentos. Esta peça de teatro foi escrita pelos próprios reclusos e também a representarão.

Assim, este espetáculo tem como intervenientes vários reclusos do EPG, uma psicóloga, uma professora e uma jurista.

A Oficina de Teatro surge no âmbito de um protocolo entre as duas instituições e é uma iniciativa do Município da Guarda e do EPG. 

No âmbito desta colaboração, foi também editado o livro “Vá para fora cá dentro!”, uma compilação de trabalhos poéticos criados no espaço da Oficina de Escrita e Leitura em Voz Alta, assim como a apresentação, no TMG, da peça “Sancho Pança governador da ilha dos lagartos”, de António José da Silva.

As oficinas de escrita, leitura e teatro constituem algumas das colaborações que têm vindo a ser desenvolvidas com (e no) EPG.

Estas ações proporcionam um contacto direto dos reclusos com a comunidade, aquando da apresentação pública do trabalho desenvolvido, numa perspetiva de inclusão, como refere a organização.

 

 


Conteúdo Recomendado