O espetáculo “Voltas, Reviravoltas e Contravoltas” resulta da Oficina de Teatro do Estabelecimento Prisional da Guarda (EPG) que será apresentado no próximo dia 3 de outubro no pequeno auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), às 21h30.
Segundo a organização, o texto, que inclui elementos da vivência dos participantes, conta a história de um carteiro que na sua ronda habitual é confrontado com casos humanos singulares, que mostram a diversidade da nossa espécie, satirizando algumas atitudes e comportamentos. Esta peça de teatro foi escrita pelos próprios reclusos e também a representarão.
Assim, este espetáculo tem como intervenientes vários reclusos do EPG, uma psicóloga, uma professora e uma jurista.
A Oficina de Teatro surge no âmbito de um protocolo entre as duas instituições e é uma iniciativa do Município da Guarda e do EPG.
No âmbito desta colaboração, foi também editado o livro “Vá para fora cá dentro!”, uma compilação de trabalhos poéticos criados no espaço da Oficina de Escrita e Leitura em Voz Alta, assim como a apresentação, no TMG, da peça “Sancho Pança governador da ilha dos lagartos”, de António José da Silva.
As oficinas de escrita, leitura e teatro constituem algumas das colaborações que têm vindo a ser desenvolvidas com (e no) EPG.
Estas ações proporcionam um contacto direto dos reclusos com a comunidade, aquando da apresentação pública do trabalho desenvolvido, numa perspetiva de inclusão, como refere a organização.