Visitas encenadas ao centro histórico da Guarda

Amanhã, dia 2 de junho, acontece a segunda visita encenada ao centro histórico da Guarda, numa iniciativa do Clube Escape Livre, em parceria com o grupo Hereditas – Investigação e Divulgação do Património.

Uma viagem no tempo condensada em cerca de 90 minutos de diversão e aprendizagem, que será guiada pelo grupo Hereditas – Investigação e Divulgação do Património. As inscrições podem ser feitas no local, na Praça Luís de Camões, às 22 horas.

Os promotores adiantam que as encenações “incidem sobre o período histórico em que a cidade da Guarda teve funções militares, desde a fundação (1199) até à união ibérica (1580)”.

Com o objetivo de incentivar a participação do público na atividade proposta, Luís Celínio explicou que, nos dias das visitas, quem dormir ou jantar na cidade, terá 50% de desconto no bilhete mediante a apresentação do recibo de pagamento.

O presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio considera que este projeto, que surge no seguimento de experiências realizadas anteriormente entre as duas entidades promotoras, é um desafio diferente e muito interessante.

Com a ação, a instituição que dirige pretende aumentar a visibilidade do centro histórico da Guarda e permitir aos seus visitantes uma aula dinâmica da história local.

Para Daniel Martins, coordenador do grupo Hereditas, as visitas guiadas e encenadas são “uma forma de ‘traduzir’ o património, porque tal como um investigador o investiga e utiliza uma linguagem mais técnica, não se torna tão acessível a todos os tipos de público”.

“Com estas visitas, a informação pode ser transformada numa matéria que toda a gente consiga perceber”, adianta o responsável pelo grupo constituído por doze elementos com formação em áreas como história, artes performativas, música, arqueologia e desporto.

Até outubro estão previstas mais quatro visitas sempre na primeira sexta-feira do mês, sempre com o mesmo ponto de partida: a Praça Luís de Camões.

As inscrições custam 4 euros, mas podem ter uma redução de 50 por cento mediante a apresentação do talão de jantar ou alojamento desse dia numa das unidades hoteleiras da cidade. As crianças até aos 12 anos não pagam.

As marcações das visitas poderão ser feitas antecipadamente junto do Clube Escape Livre, que se dedica à promoção da região através do automóvel.

Para mais informações pode contactar a organização através do seguinte número: 271 205 285.


Conteúdo Recomendado