Visita guiada ao património cultural e religioso das aldeias de Cabeça e Vide

No dia 21 de dezembro o Município de Seia dá a conhecer o património cultural de mais uma freguesia, promovendo, em parceria com a União das Freguesias de Vide e Cabeça, uma visita guiada às Aldeias de Montanha de Cabeça (Aldeia Natal) e Vide.

Esta visita cultural surge no âmbito do projeto “PasSeia”, que contempla a realização de passeios guiados nas freguesias do concelho, sendo uma excelente oportunidade para conhecer alguns dos principais locais de interesse cultural das mesmas, uma experiência enriquecida pelo conhecimento e saber de quem lá vive.

Na génese destas visitas culturais estão a valorização e divulgação do património cultural do concelho e a promoção, intercâmbio e convívio entre freguesias.

O passeio tem como ponto de partida o Arquivo Municipal de Seia, às 9h15, estando prevista a chegada à Vide às 10 horas. Situada no extremo Sul do concelho, Vide é a maior freguesia do concelho de Seia, com mais de vinte aldeias, território de fronteira entre as serras da Estrela e do Açor, espaço de interligação entre os distritos de Coimbra, Guarda e Castelo Branco. Aqui, estão programadas visitas à Igreja Paroquial, do século XVIII, e ao antigo Lagar de Azeite, contando com a colaboração de João Orlindo.

O passeio continua até uma das mais belas e pitorescas aldeias de xisto do nosso País, o Casal do Rei. Localizada entre a povoação de Muro e a aldeia da Cabeça, o conjunto arquitetónico de Casal do Rei é formado por vários edifícios em xisto, uma ponte, um lagar de azeite e um moinho de água.

A manhã termina com um almoço na Cabeça, aldeia que, pelo segundo ano consecutivo, se veste de Natal. Durante a tarde, para além da visita à Aldeia Natal, realizar-se-á um passeio histórico, acompanhado por José Pinto, pela Igreja da Divina Pastora (construção moderna que data de 1950), Igreja de São Romão (do Séc. XVIII/ XIX), Capela de Santo António (séc. XVIII) e Alminhas.

Finalizado o percurso, o regresso a Seia está agendado para as 17 horas.

A participação nesta atividade tem um custo associado de 5€, valor que inclui almoço e transporte de autocarro. Os interessados em realizar o PasSeia poderão inscrever-se no Arquivo Municipal ( arquivomunicipal@cm-seia.pt / tel. 238 081 392).


Conteúdo Recomendado