VINAL - Vinhas de Altitude decorre entre sexta-feira e domingo em Gouveia

A Vinal – grande evento vínico do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela – regressa a Gouveia e Vila Nova de Tazem, nos dias 17, 18 e 19 de maio.

No primeiro dia do evento, dia 17 de maio, decorrerá no Edifício dos Paços do Concelho, em Gouveia, a sessão inaugural, com uma conferência subordinada à temática do enoturismo. Posteriormente, terá lugar um sunset vínico, ainda no jardim interior do Edifício dos Paços do Concelho, com o objetivo de atrair o público mais jovem para os restantes dias do evento. No dia 17 de maio, pelas 18h30, estará presente no certame o Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Tavares Neves.

Nos dias 18 e 19 de maio, a iniciativa vinícola prossegue na Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia, onde será debatido um dos temas fortes do evento: as Vinhas de Altitude. Segundo uma nota informativa, este tema tem sido muito debatido entre os especialistas, não faltando quem defenda a necessidade de procurar plantar vinha em zonas de montanha, que consigam transmitir maior frescura e equilíbrio aos vinhos, como será o caso do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela.

Segundo fonte da organização, o evento irá contar com cerca de 15 produtores de vinhos, 5 produtores de produtos da Serra da Estrela do ramo alimentar e dois espaços de restauração, com a finalidade de promover o melhor da gastronomia regional.

O VINAL – Vinhas de Altitude inclui ainda provas livres de vinhos, masterclasses, tendo os rótulos do Dão como referência, showcookings com harmonizações gastronómicas e zona lounge. Para além dessas atividades, o evento vai reunir diferentes especialistas, entre os quais o prestigiado sommelier Manuel Moreira, que vai partilhar a versatilidade, as caraterísticas únicas e os segredos dos vinhos de altitude da região e, na gastronomia, o chefe Valdir Lubave, que explicará todo o processo de confeção, origem dos produtos, texturas e propriedades, com muita envolvência e interação com o público.

 


Conteúdo Recomendado