Videmonte acolhe 1º festival de Pão Nosso

A freguesia de Videmonte vai acolher, nos dias 4, 5 e 6 de julho, o 1º festival Pão Nosso, que inclui um programa com gatronomia, teatro, ateliês para miúdos e graúdos, instalações, animação, feira tradicional, contadores de estórias, caminhadas, curso de interpretação de fauna e flora, fotografia e astronomia.

O festival é promovido pela Câmara Municipal da Guarda e pela Junta de Fereguesia de Videmonte e envolve associações e coletividades de todo o concelho.

A autarquia da Guarda justifica a realização do evento pela “inegável” riqueza cultural “que brota no nosso concelho”. “Com base em toda esta riqueza cultural e de atores locais, a Cãmara Municipal da Guarda propõe-se a desenvolver um projeto de intervenção cultural em meio rural, através dos festivais de cultura popular itinerantes”.

O vereador do pelouro da cultura, Victor Amaral, explicou no final da última reunião do executivo que o evento acenta no conceito de Festival de Cultura Popular e acontecerá anualmente “em sítios diferentes”. “O tema será sempre o pão e o objetivo é fazê-lo crecer de ano para ano”, disse, explicando que a animação é garantida pelo movimento associativo do concelho.

O programa do 1º festival do Pão Nosso começa pela 22 horas do dia 4 de julho com um jantar de boas vindas. No dia seguinte haverá, entre outros momentos, uma oficina de cozinha sobre “O pão e os seus sabores” e a confeção do pão centeio no forno comunitário com a reconstituição do ciclo do pão, pelo rancho folclórico de Videmonte.



Conteúdo Recomendado