Ventos fortes e neve deixam País em alerta vermelho

Passagem da ‘Helena’ pode provocar ondas até 15 metros e neve acima dos 800 metros.

O País está esta sexta-feira em alerta vermelho. A depressão ‘Helena’ está a atingir Portugal Continental, provocando agitação marítima e ventos fortes, com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros por hora. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o mau tempo vai sentir-se com mais intensidade na costa ocidental. Maria João Frada, meteorologista do IPMA, explicou que “vai haver uma intensificação significativa do vento, sobretudo no Litoral e nas terras altas”. Na região de Lisboa, o vento pode atingir os 85 km/h, e a norte do Cabo Mondego, os 110 km/h.

Foram emitidos avisos vermelho, o mais grave, para agitação marítima, e laranja, para o vento forte. Estão previstas ondas entre os 5 metros, a sul do Cabo Raso, e os 15 metros, a norte de Cascais. A chuva vai ser intensa, com granizo e trovoadas, e prevê-se queda de neve acima dos 800 metros. Está prevista, a partir desta sexta-feira, uma descida gradual da temperatura em todo o País. No domingo o frio mantém-se, podendo atingir os 6 graus negativos no interior Norte e Centro. Já para a região de Lisboa, as mínimas rondarão os 4 a 6 graus.

A população deve ter cuidados na circulação e na condução e estar atenta às indicações da Proteção Civil e das Forças de Segurança.

Garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, guarde objetos que possam ser arrastados e fixe estruturas soltas. As pessoas devem evitar atividades relacionadas com o mar, como pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.


Conteúdo Recomendado