Venda de tablets em Portugal aumenta 134%

O mercado de tecnologia faturou 707 milhões no último trimestre de 2013. Os tablets são o produto estrela, tendo sido vendidas 760 mil unidades.

Apesar da conjuntura económica não ter sido favorável nos últimos anos, os produtos tecnológicos já fazem parte dos hábitos de consumo dos portugueses. Só no último trimestre de 2013 o mercado de tecnologia faturou 707 milhões de euros, um aumento de 6% face ao mesmo período de 2012, segundo a GfK.

As telecomunicações e a informática continuam a ser os motores de crescimento, em grande parte devido aos tablets. Foi o produto informático que mais captou a atenção dos consumidores. Segundo o mesmo estudo, os tablets já representam um terço do mercado informático.

De acordo com o Observatório Toshiba, que reúne dados próprios e de empresas de estudos de mercado e consultoras, no ano passado venderam-se mais tablets do que portáteis.

Os portugueses compraram 760 mil unidades em 2013, um crescimento de 134%, com os tablets a representarem já 58% do total de computadores móveis.

Os dispositivos com sistema operativo Android representaram 65% das vendas, mas sem haver uma marca que se destacasse na liderança. A Asus, a Acer e a Samsung são algumas das marcas que utilizam o sistema operativo da Google, e que durante o ano passado dividiram a liderança com a Apple, em períodos alternados.

Eletrodomésticos em alta

Mas as compras tecnológicas dos portugueses não ficam por aqui. O último trimestre trouxe boas notícias ao universo dos pequenos eletrodomésticos.

Este segmento cresceu 6,5%, em grande parte devido ao desempenho dos preparadores de alimentos, que tiveram uma maior dinâmica e um forte aumento da faturação, conclui a GfK.

«No lado oposto, encontramos as máquinas de café, em que as campanhas agressivas ditaram uma queda significativa do mercado em valor», refere o índice da empresa de estudos de mercado.

Na gama dos grandes eletrodomésticos, foi o aumento das vendas durante o mês de outubro que salvou o segmento.
Apesar de nos três primeiros trimestres estar em queda, o aumento das vendas no inverno empurrou esta categoria para um crescimento de 6%.

A corrida às máquinas de secar – as vendas aumentaram 30% devido à chuva – impulsionou este aumento.
Já o setor da eletrónica de consumo não segue a mesma tendência. Apesar de algumas melhorias, o último trimestre de 2014 foi negativo, com a faturação a cair 5,3%.

«Tendo em conta que o último trimestre do ano passado foi muito negativo esta queda de 5% revela que o mercado ainda foi mais ao fundo», sublinha o relatório.

Apesar da época de promoções e de ofertas, este é ainda um dos sectores mais afetados, onde se destacam as colunas, muito devido ao sucesso das soundbars e dos televisores LED, que continuam a ganhar peso.


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