Exportações do setor Metalúrgico e Metalomecânico crescem

O setor Metalúrgico e Metalomecênnico exportou no primeiro trimestre deste ano mais de de 3.2 mil milhões de euros, valor que representa um crescimento de 4% face ao primeiro trimestre de 2013, de acordo com os dados da AIMMAP (Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal).

Segundo uma nota da associação em fevereiro deste ano verificou-se um crescimento de 10,8% face ao mesmo mês de 2013, e em março o crescimento foi de 3,6% face a fevereiro e de 5,2% em período homólogo, totalizando um total de 1.144 milhões de euros em exportações.

“Os números evidenciados pelo estudo são uma vez mais excelentes para o setor, indiciando que a indústria metalúrgica e metalomecânica nacional está a consolidar uma trajetória claramente ascendente na evolução das suas vendas ao exterior”, refere Rafael Campos Pereira, Vice-Presidente Executivo da AIMMAP.

Em fevereiro o crescimento das vendas ao exterior alicerçou-se essencialmente nos países da União Europeia, e muito particularmente em dois dos mercados tradicionalmente mais importantes para os produtos portugueses, como é o caso da Alemanha e do Reino Unido.

No mês de março as exportações cresceram de forma significativa nos países não europeus. O peso das vendas ao exterior para fora da União Europeia voltou a ser superior a 30% do total das exportações do setor metalúrgico e metalomecânico nacional.


Conteúdo Recomendado