Venda de bebidas não alcoólicas cai 3% em 2013

As vendas de bebidas não alcoólicas em Portugal desceram 3% em 2013, para 815 milhões de euros, mas o ritmo das quebras na comercialização abrandou, indica um estudo da Informa D&B, que divulga hoje esses dados.

No estudo Setores Portugal, observa-se “uma moderação no ritmo de descida das vendas”, indica a Informa D&B em comunicado, lembrando que em 2012 se tinha dado uma quebra de 12% nas vendas de bebidas não alcoólicas.

A comercialização de produtos neste setor tem sido atingida “pela queda nas despesas das famílias”, registando uma queda média anual de 4,5%, com o consumo a passar de 935 milhões de euros para 815 milhões no ano passado.

De acordo com a Informa D&B, o volume total de consumo foi de 1.913 milhões de litros em 2013, o que se traduz numa descida de 4,4% em relação ao ano anterior, que afetou todas as famílias do produto.

A água engarrafada representa 57% do volume total de bebidas não alcoólicas consumidas, com 1.093 milhões de litros, à frente das bebidas refrigerantes que registaram um consumo de 720 milhões de litros, e dos sumos de fruta com 100 milhões de litros.

No que respeita ao setor, em Portugal operam cerca de 60 empresas, das quais 40 no engarrafamento de água e as restantes no fabrico de outras bebidas não alcoólicas.

A Informa D&B chama também a atenção para “uma notável concentração de vendas num reduzido número de operadores”, sendo que cerca de 90% dos trabalhadores no mercado da água engarrafada estão empregados apenas em 10 empresas, exemplifica.

Em termos de distribuição geográfica, o engarrafamento de água está mais concentrado nas zonas Norte e Centro do país, onde se situam 40% e 30% dessas empresas, respetivamente. Já no fabrico de outras bebidas não alcoólicas, as mais importantes são as zonas Centro e Lisboa (42% e 26% das empresas, respetivamente).


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