Setenta e nove vinhos de 28 produtores da Beira Interior participaram no 10.º concurso de vinhos da região, realizado nos dias 19 e 20 de junho, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, numa organização da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), em parceria com o Núcleo Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e pela Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB).
Segundo a organização, a 10.ª edição contou com 79 vinhos a concurso, entre tintos, brancos, rosados, espumantes, certificados como DOC (Denominação de Origem Controlada) Beira Interior ou como Vinho Regional Terras da Beira, “das colheitas efetuadas entre os anos de 1999 a 2016”.
“Neste certame participaram 28 produtores, sendo que cada participante pôde apresentar a concurso até quatro vinhos, desde que obrigatoriamente um deles fosse um vinho branco. Caso não fosse apresentado qualquer vinho branco a concurso, o número máximo foi de três vinhos por produtor”, assinalaram os promotores.
O concurso de vinhos realizado na cidade da Guarda, foi realizado nos moldes tradicionais de “prova cega” e o júri convidado foi composto por 15 especialistas na área e foi presidido pelo crítico de vinhos Aníbal Coutinho.
Aos vinhos premiados no concurso da CVRBI serão atribuídas medalhas de ouro (aos vinhos classificados com 88 ou mais pontos), de prata (aos vinhos classificados com 85 pontos até 87,99 pontos) e ainda a grande medalha de ouro, para o melhor vinho da Beira Interior.
Os prémios do 10.º Concurso de Vinhos da Beira Interior serão hoje entregues durante um jantar de gala, nos jardins do antigo solar Teles de Vasconcelos, na cidade da Guarda.
A CVRBI tem sede na Guarda e abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, onde existem 54 produtores de vinho, sendo cinco adegas cooperativas e 49 produtores particulares.