Vanguarda na Aldeia Histórica de Castelo Novo alia a música contemporânea à tradição

A Aldeia Histórica de Castelo Novo, no Fundão, recebe, no sábado e domingo, o ciclo Vanguarda na Aldeia, iniciativa na qual o Grupo de Música Contemporânea Síntese alia as suas sonoridades à cultura local, com o envolvimento da população.

A residência artística decorre no sábado, altura em que se ensaia e é feito o contacto com os participantes que queiram cantar ou tocar percussão, componente muito vincada na obra criada, enquanto no domingo há novamente ensaios e é apresentado à população o espetáculo, às 17:00, na Sala dos Paços do Concelho.

O quarto concerto deste ano do ciclo Vanguarda na Aldeia é uma criação para o efeito do compositor Fernando Lapa, “Retratos e Invenções”, e o grupo será dirigido por Pedro Neves, o atual maestro da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Segundo Helena Neves, soprano e também diretora do Grupo de Música Contemporânea Síntese, o projeto implica a estreia de uma nova obra criada por um compositor convidado, “cruzando a música contemporânea com as referências de tradições de aspetos ligados à geografia e hábitos da cultura local” onde o espetáculo é apresentado.

“A obra de Fernando Lapa inspirou-se em várias melodias tradicionais de Castelo Novo e Alpedrinha, e depois transformou-as um bocadinho, mantendo a linha melódica principal, com alguns aspetos que têm a ver com a abordagem nas cordas, e integrando o acordeão, o saxofone, mas mantendo a linha melódica da voz, e nós vamos ter oportunidade de cantar várias melodias que o público conhece e depois também envolver as pessoas”, explicou Helena Neves, em declarações à agência Lusa.

Modas como “As sachadeiras”, “A moda da azeitona”, os “Martírios”, “O entrudo” ou o “Aleluia” serviram de base para a partitura criada por Fernando Lapa.

A responsável do Grupo de Música Contemporânea Síntese sublinhou que a lógica do projeto é criar uma obra, “adaptando-a sempre às características do lugar”.

Depois das experiências em 2019 e 2021, no concelho da Guarda, o apoio da Direção-Geral das Artes permitiu “implementar uma maior regularidade” ao ciclo Vanguarda na Aldeia.

Este ano foram feitos três espetáculos, nos concelhos de Castelo Branco, Avis e Seia.

Para este ano está ainda prevista uma quinta residência artística neste âmbito, em 11 e 12 de novembro, em Sobral de São Miguel, Aldeia do Xisto na Covilhã, no distrito de Castelo Branco.


Conteúdo Recomendado