URZE vence prémio contra a desertificação

O Projeto de Requalificação de Áreas Degradadas da Serra da Estrela (PRADSE) valeu à URZE o prémio “Dryland Champions” 2013. O galardão da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação foi atribuído a mais nove organizações portuguesas que têm contribuído para o combate à degradação do solo, à desertificação e à seca. A cerimónia […]

O Projeto de Requalificação de Áreas Degradadas da Serra da Estrela (PRADSE) valeu à URZE o prémio “Dryland Champions” 2013.

O galardão da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação foi atribuído a mais nove organizações portuguesas que têm contribuído para o combate à degradação do solo, à desertificação e à seca. A cerimónia decorreu em Lisboa, a 17 de junho, Dia Mundial do Combate à Desertificação. Em curso desde 2006, o PRADSE tem como objetivos a defesa do território contra incêndios, a recuperação de áreas ardidas (floresta e pastagens) e o regresso dos pastores às cumeadas da Serra da Estrela. O projeto abrange 20 mil hectares – dois terços da área degradada do Parque Natural da Serra da Estrela – durante 20 anos. Atualmente, a URZE tem trabalhado sem qualquer tipo de apoio financeiro, tendo criado 85 hectares de pastagens em altitude e assegurado que pastores levem os seus rebanhos para esses territórios no verão, num total de 400 cabeças.


Conteúdo Recomendado