Universidade da Beira Interior comemora 35 anos com homenagens a duas figuras históricas

O próximo Dia da Universidade, que se assinala a 30 de abril, vai prestar tributo a Cândido Passos Morgado e a Carlos Melo Gonçalves.

A Universidade da Beira Interior (UBI) assinala no dia 30 de abril o seu 35.º aniversário, com um conjunto de homenagens, nas quais se destacam os tributos a Cândido Passos Morgado, Reitor Emérito da instituição, e a Carlos Melo Gonçalves, que ocupava o cargo de Chefe de Gabinete do Reitor.

Este ano, a comemoração vai ser condicionada pelas imposições decorrentes da pandemia de COVID-19.

O programa prevê a inauguração do busto dedicado a Cândido Manuel Passos Morgado, no Claustro da Reitoria (Convento de Santo António), às 10h00. Esta homenagem assinala a importância daquele que foi o primeiro Reitor da academia. Começou por dirigir o Instituto Universitário da Beira Interior, a 21 de agosto de 1980, mantendo-se no cargo com a transição para universidade (em 1986), até 19 de janeiro de 1996.

Segue-se a apresentação do retrato do atual Reitor, António Fidalgo, na Sala do Senado da Reitoria. O quadro é da autoria de Artur Ramos, professor da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Quando forem 11h00 é descerrada na Biblioteca Central (junto ao Polo I) a placa que dará o nome a uma sala, em homenagem a Carlos Alberto Melo Gonçalves, falecido este ano. É uma das figuras mais marcantes da história da UBI. Foi aluno do Instituto Politécnico da Covilhã e da UBI. Foi nomeado Diretor dos Serviços Académicos em 1990, permanecendo no cargo até 2014, ano em que foi nomeado Chefe de Gabinete do Reitor. Deixa como legado a redação de estudos, projetos e pareceres diversos com vista à melhoria de serviços; o contributo que deu na Comissão para a elaboração dos Estatutos da UBI (1989), comissões para elaboração de propostas de criação de novos cursos e respetiva adequação para o processo de Bolonha. Integrou diversas associações, entre as quais a AUBI – Associação de Antigos Estudantes Universitários da Beira Interior.

As comemorações do aniversário da UBI continuam às 15h00, com a Sessão Solene agendada para o Anfiteatro das Sessões Solenes (Polo I), com transmissão online através do YouTube da UBI.

Além da entrega de medalhas a docentes e funcionários que completaram 20 anos de serviço ou que se aposentaram até 30 de abril de 2021, estão previstas as intervenções do Reitor da UBI, do Presidente da Associação Académica, e do Presidente do Conselho Geral.

Vão ainda ser outorgadas Cartas de Agregação, distribuídas Cartas Doutorais e Diplomas e será entregue o prémio VitalMobile – Gonçalo Belo.


Conteúdo Recomendado