Unidade Local da Guarda concentra exames de raio-X feitos nos Centros de Saúde

Os exames de raio-X realizados nos Centros de Saúde da Unidade Local de Saúde da Guarda estão desde hoje centralizados, o que representa um “grande aumento” na qualidade do serviço prestado aos utentes, anunciou a instituição.

Numa nota enviada às redações, aquela Unidade Local de Saúde (ULS) refere que foi concluído recentemente o Projeto de Integração dos Raio X dos Cuidados de Saúde Primários no Arquivo Central de Imagens do Serviço de Imagiologia.

A medida significa que todos os equipamentos de Raio X da instituição, “independentemente da sua localização, enviam os exames produzidos para o mesmo repositório central de imagens” localizado no ‘Data Center’ do Hospital Sousa Martins, na cidade da Guarda.

A partir de hoje, segundo a ULS, “todos os exames passarão a ter nas suas características o local onde foram realizados”, informação que “ficará visível nas listagens globais de exames e tornará bastante mais simples a identificação de utentes que sejam transferidos de outros locais da ULS”.

“Nas situações de transferência de utentes de urgência para o Hospital Sousa Martins, desde que o serviço de urgência seja avisado do envio de um paciente, poderá de imediato visualizar os exames imagiológicos efetuados, mesmo antes da chegada do mesmo”, explica a fonte.

A ULS, presidida por Carlos Rodrigues, refere na nota que “este pequeno passo poderá representar um grande aumento na qualidade assistencial” prestada aos utentes.

A ULS da Guarda integra dois hospitais (Hospital Sousa Martins – Guarda e Nossa Senhora de Assunção – Seia), 13 centros de saúde e presta assistência a cerca de 150 mil habitantes.


Conteúdo Recomendado