“Uma Outra Bela Adormecida” em cena no Centro Cultural Raiano

O texto de Agustina Bessa-Luís será narrado e encenado por Beatriz Brás, acompanhado pela música original de Martim Sousa Tavares interpretada ao vivo por músicos da Orquestra Sem Fronteiras, com a projeção de animação e ilustrações originais de Francisco Lourenço.

O texto da escritora Agustina Bessa-Luís, “Uma Outra Bela Adormecida”, vai ser revisitado através do espetáculo homónimo, que estará em cena no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, esta tarde.


O espetáculo que conjuga a literatura, a música e a imagem, subirá a palco hoje, 29 de janeiro, pelas 16h30, e, segundo a organização, terá uma duração aproximada de 40 minutos.


Este é direcionado para as famílias e público infantojuvenil a partir dos 6 anos, tendo entrada gratuita, limitada à lotação da sala, mediante levantamento de bilhete, e está integrado no programa oficial do Centenário de Agustina Bessa-Luís.


“A Bela Adormecida hoje seria salva pelo Super-Homem e viajava para muito longe da terra numa nave espacial. O maravilhoso muda de narrativa, mas não muda de sentido. Apresenta sempre os mesmos traços do sonho e serve para as pessoas se compreenderem melhor”, explicava a autora, em 1999.


Escrita em 1999 para a Companhia Nacional de Bailado, esta pouco conhecida narrativa infantil de Agustina Bessa-Luís revisita o original e sobejamente conhecido conto de Charles Perrault à luz dos tempos modernos e do humor mordaz da autora.


Num enredo em espaço onírico e atravessado pelos sentidos de ironia e alteridade, “Uma outra Bela Adormecida” propõe a apresentação do texto de Agustina Bessa-Luís narrado e encenado por Beatriz Brás, acompanhado pela música original de Martim Sousa Tavares interpretada ao vivo por músicos da Orquestra Sem Fronteiras, com a projeção de animação e ilustrações originais de Francisco Lourenço.


Resultando de uma encomenda do Lu.Ca – Teatro Luís de Camões, o espetáculo foi construído através de uma colaboração criativa de Beatriz Brás, Francisco Lourenço e Martim Sousa Tavares. Seguiu-se uma residência artística entre 3 e 7 de janeiro de 2023, no Centro Cultural Raiano.


Conteúdo Recomendado