Últimos dias do ano trazem neve e vento

IPMA coloca alguns distritos de Portugal Continental sob aviso laranja.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta segunda-feira, alguns distritos do território continental sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à possibilidade de neve, vento intenso e agitação marítima forte.

De acordo com o IPMA, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa são os distritos que mais vão sofrer com a passagem da tempestade ‘Bella’, que provocou cheias no Reino Unido e deixou mais de 18 mil casas sem luz em França.

“Precipitação, sob a forma de neve nas terras altas do Norte e Centro. Vento do quadrante oeste, mais intenso nas terras altas e litoral oeste. Agitação marítima forte na costa ocidente”, lê-se no resumo de previsão do instituto para esta segunda-feira.

As temperaturas vão oscilar entre os 16ºC e os 6ºC de máxima e os 10ºC e 1ºC de mínima.

Já as ondas, na costa ocidental a norte do Cabo Raso, poderão atingir os 7 metros.

Na terça-feira, Portugal Continental poderá contar com aguaceiros, sendo de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento mais intenso nas terras altas e litoral oeste, agitação marítima forte na costa ocidental e uma pequena descida de temperatura.


Na quarta-feira, mantêm-se as temperaturas baixas e alguma precipitação. O vento passa a ser de fraco ou moderado.

Nos Açores as temperaturas vão oscilar, estes dias, entre os 16ºC de máxima e os 12ºC de mínima. O céu vai estar nublado, mas sem chuva.

O mesmo acontece no arquipélago da Madeira, onde os termómetros vão subir até aos 20ºC e não vão baixar mais de 13ºC.



Conteúdo Recomendado