UBI no projeto UI-CAN para apoiar ao empreendedorismo nas universidades

Na UBI, a primeira atividade terá início estimado em dezembro, sendo em breve disponibilizada à comunidade académica mais informações sobre o concurso de ideias.

O UI-CAN – Universidades como Interface para o Empreendedorismo junta gabinetes de apoio ao empreendedorismo da UBI a outras sete universidades portuguesas: Aveiro, Coimbra, Évora, Minho (Tec Minho), Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro.

O projeto UI-CAN tem como objetivo a promoção do espírito empreendedor das universidades envolvidas, mobilizando o conhecimento universitário para a criação de novas empresas que respondam aos desafios sociais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto contempla um vasto conjunto de atividades até junho de 2023, sendo agrupado por quatro atividades sequenciais: Ignição, Aceleração, Ligação e Transformação.

No âmbito da primeira atividade – “Ignição” –, os parceiros do consórcio irão dinamizar eventos de sensibilização e capacitação, tendo em vista o estímulo a potenciais empreendedores do meio académico, a avançarem com as suas ideias de negócio. Esta atividade contempla ainda a realização de concursos de ideias, com o intuito de premiar e disseminar os melhores projetos.

A atividade “Aceleração” visa promover o crescimento e aceleração dos projetos empreendedores, através da realização de programas de aceleração, encontros de networking (com mentores especialistas nacionais e internacionais), bem como a disponibilização de horas de consultoria em áreas fulcrais ao desenvolvimento dos negócios.

Na atividade “Ligação” será promovido o contacto com outras realidades e outros empreendedores, através da realização de visitas a ecossistemas empreendedores nacionais e internacionais. Serão ainda organizados dois grandes eventos para a apresentação de casos de sucesso.

A atividade “Transformação” pretende incorporar, nas diferentes formas de apoio dado ao empreendedorismo, as preocupações com os ODS, através da realização de ações de capacitação que implementem boas práticas no sistema empreendedor.

Na UBI, a primeira atividade terá início estimado em dezembro, sendo em breve disponibilizada à comunidade académica mais informações sobre o concurso de ideias.
Com a realização deste conjunto de atividades, a rede de parceiros do UI-CAN pretende, entre outros, sensibilizar e capacitar mais de mil empreendedores, acompanhar o desenvolvimento e implementação de mais de 150 projetos empreendedores e contribuir com para a criação de mais de 70 empresas.

O projeto foi aprovado em abril do corrente ano, apresentando um investimento elegível de 1,3M€, sendo cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE).


Conteúdo Recomendado