UBI acolhe final ibérica de concurso de empreendedorismo

A iniciativa visa impulsionar ideias de negócio inovadoras, criadas em universidades portuguesas e espanholas.

A Universidade da Beira Interior (UBI) volta a receber a decisão final do CEBT Ibérico – Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica, que envolve elementos de três universidades portuguesas e três espanholas. A sessão acontece na quarta-feira, dia 3 de abril, a partir das 14 horas, no Anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharia. O evento é aberto a toda a comunidade académica, empresas, associações e público em geral.

A concurso vão estar sete ideias de negócio ou tecnologias provenientes de elementos da UBI e das universidades de Coimbra, Aveiro, Salamanca, Valladolid, León e Pontifícia. Os promotores dos projetos vão apresentar ao público e a um júri composto por cinco pessoas as ideias de base tecnológica de várias áreas do saber, ao estilo elevator pitch.

No caso da UBI, a ideia selecionada foi a Geogreen+ – Sistema modular para superfícies ajardinadas de materiais reciclados para edifícios, promovida pelo docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, João Castro Gomes, e pela recém-doutorada Maria Manso.

O programa da final contará ainda com uma intervenção introdutória denominada “Como atrair Business Angels para os seus negócios?”, por parte do Rui Falcão, Chief Invesment Officer da RED Angels. No final, antes do anúncio do vencedor do concurso, está prevista a intervenção do Vice-Reitor da UBI, Mário Raposo, e de vice-reitores das universidades de Coimbra e Aveiro.

O CEBT Ibérico – Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica tem já uma longa tradição e, numa primeira fase, visa identificar várias ideias de negócio emergentes nas diversas universidades envolvidas, unidades de investigação e laboratórios das universidades. Posteriormente, os seus promotores frequentaram workshops de várias temáticas empresariais, sessões de mentoring, coaching coordenadas por elementos ligados ao mundo académico e universitário.

Trata-se de uma iniciativa inserida no Projeto INESPO III (Innovation Network Spain-Portugal), do qual a UBI é a entidade líder, e que decorre em paralelo com as universidades da região Centro portuguesa e de Castela e Leão, do lado espanhol, com a colaboração do CEC/CCIC — Câmara de Comércio e Indústria do Centro e a congénere espanhola do CECALE. É cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG A V Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Programa
14h00 | Recepção dos Convidados
14h15 | Sessão de boas vindas – Coordenadores Executivos INESPO III
14h30 | “Como atrair Business Angels para os seus negócios?”: Dr. Rui Falcão – Chieff Investment Officer da RED Angels;
15h00 | Início dos Elevator Pitch’s
15h00 | Desarollo y validación de un sistema de olfatometría para roedores (Universidad de Salamanca)
15h20 | Power Phoenix – High-Density Energy Storage System (Universidade de Aveiro)
15h40 | Connect-Tea (Universidad Pontifícia de Salamanca)
16h00 | Toal Ecobebidas (Universidade de Coimbra)
16h20 | Carro innovador para la optimización del transporte de objectos textiles (Universidad de Léon)
16h40 | Coffee Break
17h10 | GeoGreen Plus – Sistema modular para superfícies ajardinadas (Universidade da Beira Interior)
17h20 | Solar Garden (Universidad de Valladolid)
17h40 | Encerramento – Professor Doutor Mário Raposo (Vice Reitor UBI)


Conteúdo Recomendado