Turismo do Centro assinou acordo com projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal

As duas entidades vão colaborar na promoção de iniciativas que visem a prevenção dos fatores de risco associados à recreação noturna.

O Turismo Centro de Portugal (TCP) assinou ontem um Acordo de Cooperação com o projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal” (NSCCP). A assinatura do Acordo decorreu na delegação do TCP em Coimbra, por Pedro Machado, presidente do TCP, Rosário Mendes, em representação do IREFREA Portugal, João Redondo, médico psiquiatra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e membro da comissão científica do NSCCP, e Ana Teresa Correia, da equipa técnica do NSCCP.

Segundo uma nota do Turismo Centro de Portugal, esta cooperação terá o seu enfoque nas atividades associadas aos estabelecimentos da restauração e recreação noturna, e nas iniciativas do projeto NSCCP que possam ter um cariz promocional e turístico da região Centro de Portugal.

O projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal” é coordenado cientificamente pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e pelo Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco (IREFREA – Portugal), e conta com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDRC (Centro 2020).

Após a assinatura do acordo, João Redondo explicou que “este projeto assenta em três áreas fundamentais: a prevenção da violência interpessoal, do abuso de álcool e consumo de drogas ilícitas e da sinistralidade rodoviária. Como tal, visa contribuir para eliminar ou atenuar os fatores de risco e aumentar a resiliência das comunidades, bem como da segurança das cidades”.

O projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal vai organizar o seu primeiro Fórum de debate nos dias 4 e 5 de abril, no Auditório da Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra. Dedicado ao tema ” Violência, Sinistralidade Rodoviária, Abuso de Álcool / Consumo de Drogas ilícitas & Contextos Recreativos Noturnos. Pensar a prevenção”, o Fórum vai juntar especialistas de várias áreas, numa partilha de experiências e conhecimentos.

Para mais informações sobre o Fórum, AQUI

 


Conteúdo Recomendado