Três dias para assinalar Monumentos e Sítios na Covilhã

A cidade tem um programa de atividades que começa já sexta-feira, dia 17.

O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI) associa-se novamente ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. No sábado, dia 18, abre gratuitamente as portas ao público, proporcionando visitas guiadas entre as 10 e as 15 horas às Tinturarias Setecentistas da Real Fábrica de Panos, manufactura fundada pelo Marquês de Pombal em 1764, cuja área arqueológica foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1982.

Mas há mais para ver nos núcleos do espaço museológico da Universidade, além das exposições permanentes. Já a partir de quinta-feira, dia 16, a Real Fábrica Veiga recebe a exposição temporária “Conclusão aberta. O espaço ativo de Jorge Oteiza”, de Jorge Jular e Juan Carlos Quindós.  A mostra é dedicada ao tema da arquitetura e fica patente até 24 de maio.

Na Real Fábrica de Panos, até ao mesmo dia, está patente “O Magriço”, exposição de Banda Desenhada sobre a figura histórica de Álvaro Gonçalves Coutinho, lendário cavaleiro de Penedono, concelho do distrito de Viseu.

O programa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios na cidade tem outras iniciativas, que começam sexta-feira, dia 17. A autarquia aliou a música e as antigas fábricas, para mostrar a Covilhã através de concertos, exposições e percursos.

Sexta-feira, dia 17, na Antiga Fábrica Nova Penteação a partir das 21 horas, é inaugurada a exposição de fotografia “Património Industrial da Ribeira da Carpinteira”, por Carlos Oliveira, seguindo-se três dias que concentram a exibição de documentários, ou o II Encontro de Investigadores e Escritores do concelho – “Património Cultural Imaterial, Identidade, Imaterialidade e Responsabilidade”.

Com o tema “Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar”, comemora-se a 18 de abril (sábado) o Dia Internacional de Monumentos e Sítios 2015, instituído pelo ICOMOS Internacional, que este ano celebra 50 anos.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios tem iniciativas em todo o país, divulgadas online pela Direção-Geral do Património Cultural.

Estão envolvidas 622 entidades públicas e privadas de 166 concelhos, com o objetivo de dar a conhecer, para melhor explorar a potencialidade dos recursos patrimoniais, preservando a identidade local e a ligação às comunidades.


Conteúdo Recomendado