Trancoso recria no fim de semana as bodas reais de Dom Dinis e Isabel de Aragão

Dezenas de figurantes recriam no fim de semana em Trancoso as bodas reais de Dom Dinis e de Isabel de Aragão, anunciou hoje a Câmara Municipal, que promove anualmente o evento cultural.

A autarquia anuncia que durante dois dias, no decorrer do evento “Festa da História”, a cidade de Trancoso, que faz parte das Aldeias Históricas de Portugal, irá “regressar ao passado”.

“Este ano, para além da recriação das bodas de Dom Dinis com Dona Isabel de Aragão, o evento conta ainda com atividades alusivas à figura do padre Costa, personagem do imaginário trancosense que terá alegadamente vivido no século XV e muito terá contribuído para o povoamento do território com os seus 299 filhos”, anuncia em comunicado a Câmara Municipal de Trancoso, presidida por Amílcar Salvador.

O casamento do rei Dom Dinis (o “Lavrador”) com Isabel de Aragão (a Rainha Santa) ocorreu em Trancoso, em 26 de junho de 1282, e é recordado anualmente pela autarquia no último fim de semana do mês de junho.

“Tal como antigamente, pelas ruas da cidadela medieval voltam a cruzar-se poetas, profetas, almocreves, físicos, sapateiros, ferreiros, nobres, cavaleiros, mas também mouros e judeus”, anunciam os promotores.

Adiantam que durante o evento cultural “haverá igualmente tendas onde se venderá pão, doces, arte e artesanato, adornos, licores e frutas, à mistura com tabernas, acampamentos militares e mesteirais medievais”.

“E, como é de uma festa que se trata, não faltarão também bailias, trovas e trovadores, folguedos, desafios e torneios de armas, saltimbancos e bobos para divertimento do povo e dos visitantes”, conclui a nota da autarquia de Trancoso.

A “Festa da História” envolve “dezenas de figurantes”, alunos da Escola Profissional de Trancoso e de coletividades do concelho.

O evento é organizado pela Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia de Trancoso e Souto Maior e pela empresa municipal Trancoso Eventos, em parceria com o grupo de recriação histórica Cavaleiros e Damas D’ El Rey.

A iniciativa começa pelas 10 horas de sábado, com a abertura do mercado e, inclui, entre outros momentos, “As Peculiares Confissões do Padre Costa” (15 horas) e o “Julgamento do Padre Costa (22h30).

No domingo, a partir das 17 horas, o destaque do programa vai para um cortejo pelas ruas do burgo e para a recriação das bodas reais de Dom Dinis e de Isabel de Aragão.


Conteúdo Recomendado