Trancoso com risco muito elevado de incêndio

Os distritos de Monchique, Trancoso e Baião apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível na página do IPMA na Internet, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Trancoso (Guarda) e Baião (Porto).

O IPMA colocou também em risco elevado de cinco concelhos do distrito de Faro, quatro da Guarda, sete de Vila Real e dez do Porto.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou no quarta-feira 36 incêndios, que foram combatidos por 366 operacionais, com o apoio de 98 veículos.

Para hoje no continente, o IPMA prevê um céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir do meio da manhã, além de aguaceiros na região Centro e no Alentejo, até ao início da manhã e durante a tarde nas regiões do interior, onde poderão ser localmente intensos e acompanhados de trovoada.

O vento tende a soprar fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a partir da tarde.

O IPMA prevê ainda uma pequena descida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do interior.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 16 e os 21 graus Celsius, no Porto entre 15 e 20, em Vila Real e em Viseu entre 11 e 21, em Bragança entre 10 e 22, na Guarda entre 12 e 18, em Coimbra entre 14 e 22, em Castelo Branco e Portalegre entre 14 e 24, em Évora entre 13 e 25.

Beja será a cidade mais quente em território nacional, com temperaturas a oscilar entre os 14 e os 28 graus, em Santarém entre os 15 e os 24 e em Faro entre os 17 e os 22.


Conteúdo Recomendado