Trail do Míscaro em Aguiar da Beira

Já estão abertas as inscrições para 4ª edição da corrida e caminhada que se realiza, no próximo dia 26 de novembro, em Aguiar da Beira, e coloca em destaque as condições naturais micológicas, a natureza, o património, as tradições rurais e a solidariedade com a floresta.

Num concelho em que o “míscaro” tem condições favoráveis à sua germinação e se exibe como um dos produtos ex-líbris na gastronomia e economia local, e sendo os cogumelos e a micologia uma aposta do Município de Aguiar da Beira, surgiu em 2014 o primeiro Trail do Míscaro. A prova desportiva de corrida e caminhada na natureza apresenta as condições naturais micológicas, o património e as tradições rurais e gastronómicas como características diferenciadoras dos trilhos deste evento.

A 4ª edição do Trail do Míscaro apresenta as modalidades de Trail Longo (30 km), Trail Curto (15 km) e a Caminhada Florestar Aguiar (8 km), que terá a particularidade de os participantes poderem plantar uma árvore num espaço recentemente ardido.

A prova tem um limite de 300 participantes. As três edições anteriores registaram uma média de duas centenas de atletas, número que a organização espera manter este ano, continuando a proporcionar uma experiência divertida.

“O Trail do Míscaro é muito mais que uma corrida ou caminhada pela natureza”, refere a organização. “É uma experiência desportiva e recreativa que gira à volta de um produto natural com elevado valor gastronómico, abundante no concelho, o ‘míscaro amarelo’”.

“Os participantes terão a oportunidade de pisar terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem e degustar a iguaria durante o percurso, para além de poderem desfrutar de belas paisagens e tradições rurais e ainda das diversas atividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro”.

A iniciativa tem também uma vertente solidária, que nesta edição vai para a floresta. “Por cada participante no evento será doada uma árvore para a florestação do concelho, elemento essencial para a germinação dos ‘míscaros’”, esclarece.

O Trail do Míscaro tem como principais objetivos promover o trail running nos trilhos do Município de Aguiar da Beira, assim como a divulgação das condições favoráveis do concelho para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar.

O evento desportivo é uma organização do jornal +Aguiar da Beira, em parceria com a Câmara Municipal e com o apoio de agentes económicos locais, regionais e internacionais. Integra-se no V Certame Gastronómico do Míscaro, que se realiza a 25 a 26 de novembro, com mercadinho local, tasquinhas gastronómicas, workshops e passeios micológicos, sessões de live cooking e muita animação com grupos locais e o artista Quim Barreiros.

As inscrições decorrem até ao próximo dia 19 e incluem t-shirt, banho, seguro, reforços, almoço, prémios e sorteio de produtos. Ou até ao dia da prova, mas sem a garantia da camisola oficial e do almoço. Pode aceder ao formulário de participante na página oficial do evento – www.facebook.com/traildomiscaro, onde consta também o regulamento e todos os pormenores do evento.

Para mais informações pode também contactar a organização através do seguinte número: 963 996 675 ou email: traildomiscaro@gmail.com.

 

 


Conteúdo Recomendado