TMG recebe Oficina de Dança Inclusiva

http://teatromunicipaldaguarda.blogspot.pt/2011/04/sexto-aniversario-do-teatro-municipal.html

A Oficina de Dança Inclusiva será orientada por Ana Rita Barata, e decorre hoje e amanhã na Sala de Ensaios do Teatro Municipal da Guarda.

O workshop será das 14 horas às 17h30 dehoje  e das 10 horas às 12h30 de amanhã (sexta-feira).

Este workshop procura explorar diferentes metodologias da dança contemporânea através da prática de técnicas que configuram o movimento como extensão do corpo, incrementando a consciência do mesmo por parte de cada participante.
A ação visa trabalhar a cooperação, comunicação e a criatividade de pessoas com deficiência, tendo em vista a sua integração e autonomia, a partir do trabalho conjunto com bailarinos profissionais interessados em desenvolver a sua técnica e capacidade inclusiva na dança.

Ana Rita Barata Nasceu em Paris, em 1972. Fez a sua formação na Escola de Dança do Conservatório Nacional e no European Dance Development Centre em Arnhem, Holanda. Entre outros, já trabalhou com Paulo Ribeiro, Yoshiko Chuma, Carolyn Carlson, Wim Vandekeybus, Benoit La Chambre, Steve Paxton e Samuel Louwick/ Alain Platel. Desde 1994, como coreógrafa e diretora artística, desenvolve vários espetáculos transdisciplinares com Pedro Sena Nunes numa relação direta com diversas comunidades com características especiais. Exemplo é o projeto Cidade Nua, espetáculo transdisciplinar de música, dança, vídeo e literatura que reuniu não profissionais das artes e cegos/invisuais numa experiência cénica apresentada nos palcos nacionais; ou Ícaro, projeto em colaboração com a Casa da Música do Porto e Balleteatro protagonizado por pessoas com Paralisia Cerebral.


Conteúdo Recomendado