Temperaturas sobem no fim de semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas mínimas baixas até sexta-feira, prolongando por isso os avisos amarelos no território continental, e estima que as temperaturas comecem a subir a partir de sábado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas mínimas baixas até sexta-feira, prolongando por isso os avisos amarelos no território continental, e estima que as temperaturas comecem a subir a partir de sábado. “Teremos as temperaturas mínimas a chegar perto de 0º C no litoral e abaixo de 0ºC no interior do país até dia 2 [sexta-feira], por isso teremos uma noite de passagem de ano fria”, disse hoje à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

Para os próximos dois dias, Maria João Frada afirma que “as condições meteorológicas vão continuar semelhantes” às dos últimos dias, com céu pouco nublado ou limpo, vento fraco e temperaturas mínimas baixas, entre os -1 e os 3ºC (entre os -4 e os 0º C nas regiões do interior) e temperaturas máximas entre os 10º C e os 15º C no litoral e entre os 4 e os 8º C no interior.

No entanto, “prevê-se que a partir de dia 3 de janeiro, gradualmente, a partir do Norte, devido a uma massa de ar mais quente, que fará um trajeto mais Atlântico, as temperaturas subam ligeiramente no litoral do país”, disse Maria João Frada, antecipando que “no domingo já se sinta uma pequena subida da temperatura mínima em todo o território” continental. Madeira pode chegar aos 20º C.

Para o arquipélago da Madeira, até ao final do ano, “o céu deverá apresentar períodos de muita nebulosidade e a temperatura mínima irá variar entre 13 e 15º C e a máxima entre 18 e 20º C, o vento soprará fraco a moderado”. Até domingo, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado e que temperaturas não sofram alterações, refere o IPMA em comunicado publicado na sua página oficial.

A partir de sexta-feira é esperada já uma ligeira melhoria do estado do tempo com o céu a apresentar abertas, podendo, no entanto, ocorrer ainda alguns aguaceiros fracos e pouco significativos, refere o IPMA.


Conteúdo Recomendado