Teatro do Calafrio apresenta peças de Tchekhov no Sabugal

No próximo sábado, dia 27 de fevereiro, pelas 21 horas, o Teatro do Calafrio apresenta “Empresta-me um revólver até amanhã”, no Auditório Municipal do Sabugal, numa iniciativa promovida pela autarquia local.

O espetáculo tem encenação de Américo Rodrigues, interpretação de Valdemar Santos, Américo Rodrigues e José Neves. O vídeo é de autoria de Jorge Vaz Gomes e a luz e música original são de José Neves.

“Empresta-me um revólver até amanhã” parte da uma leitura peculiar de duas pequenas peças de Anton Tchekhov: “O Canto do Cisne” e “Trágico à força”. Nesta revisitação, o ponto Nikita ocupa o centro da trama. Ele vive no teatro, vive do teatro. O teatro é ele. Conhece muitas peças de cor e é o guardião da memória do teatro. É no seu teatro, nos bastidores, que se encontra com o actor Vassili Vassilitch (que se deixou dormir após a actuação da noite) e se confronta com as recordações e angústias de um velho actor de passado glorioso.

Na segunda parte, o veraneante Ivan Ivanovich, sobrecarregado de tarefas, procura um amigo para desabafar sobre sua deplorável condição de vítima. Ivanovitch é escravo de um trabalho extenuante porque todos lhe pedem que transporte os mais estranhos objetos. Ivan Ivanovitch fala da sua amarga condição. Nikita, o ponto, representa o papel de Muraskhin, num crescendo de tragédia. Talvez o ponto seja ainda mais trágico do que a personagem Ivanovitch. Talvez este seja uma personagem criada por Nikita, o ponto. Talvez o ponto seja um verdadeiro trágico. Talvez Nikita tenha sempre desejado ser um ator. Trágico.

A entrada é livre.


Conteúdo Recomendado