A adaptação de “O Torcicologologista, Excelência”, de Gonçalo M. Tavares, estreia no dia 19 de dezembro, no Teatro Municipal da Guarda, pelas mãos do Teatro do Calafrio.
A adaptação dramatúrgica e encenação ficou a cargo de Américo Rodrigues e conta com a interpretação de Ana Couto, Ana Dinis, Luciano Amarelo e Solange Monteiro, o trabalho de luz da responsabilidade de José Neves, o filme é de António Lopes, as esculturas musicais de The Animals Lab, o cartaz de Pumukill e a produção, fotografia e técnica de Alexandre Costa.
O escritor Reginaldo Pujol Filho afirma que as personagens desta peça transmitem a ideia de que “sofremos de torcicolo das ideias, sempre olhando para as mesmas ideias, para o mesmo lado de todas as questões”.
A peça tem a duração de, aproximadamente, 80 minutos.
Segundo uma nota da organização, no livro de Gonçalo M. Tavares “encontramos uma visão crítica da sociedade e suas incongruências, num texto que é, do início ao fim, marcado pelo humor”, com dezenas de assuntos por debater. “Aí está o torcicologologismo da coisa: os diálogos fazem-nos olhar para outros lados dos assuntos propostos e até mesmo para outros lados da ideia de lógica”, remata a mesma fonte.