Taxa de desemprego na Região Centro é a mais baixa do país

Pelo oitavo ano consecutivo, a Região Centro regista novamente a menor taxa de desemprego do país, atingindo os 5,6%.

Pelo oitavo ano consecutivo, a região Centro reforçou a sua posição enquanto região com a menor taxa de desemprego no país.

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a região Centro apresentou uma taxa de desemprego de 5,6% face aos 6,9% do ano anterior. Em 2018, o número de desempregados na região era de 65,3 mil indivíduos, menos 14,5 mil desempregados do que em 2017.

Também a taxa de desemprego jovem na Região Centro diminuiu para os 18,9%, tendo registado uma quebra de 1,9 pontos percentuais face ao ano de 2017. Este valor corresponde ao menor dos últimos anos e atribui à região Centro o melhor valor no país.

Segundo uma nota da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em 2018, o desemprego de longa duração diminuiu na região, cifrando-se nos 33,4 mil desempregados, contra 40,3 mil em 2017.

A Região Centro continuou a ser a região portuguesa com o menor número de desempregados à procura do primeiro emprego, fixando-se nos 8,8 mil, uma subida de 2,3% relativamente ao ano de 2017.

A CCDRC salienta ainda o desempenho da região Centro relativamente à taxa de emprego dos 20 aos 64 anos, que aumentou, em 2018, para os 76,6%, ultrapassando os 75%, meta estabelecida pela União Europeia para 2020. O valor assumido por este indicador na região Centro manteve-se, pelo oitavo ano sucessivo, superior à média nacional (75,4%), sendo um dos mais elevados entre as regiões portuguesas.

Para mais informações consultar o “Barómetro Centro de Portugal” em www.ccdrc.pt ou visitar a plataforma “DataCentro – Informação para a Região”.

 

Fonte: INE e Eurostat

 


Conteúdo Recomendado