A Aldeia Histórica de Sortelha tem um novo espaço onde a gastronomia, os vinhos, a biodiversidade e a agricultura sustentável se juntam para contar a história rica e vibrante do património e identidade cultural. A Taberna & Mercearia “A Cardo” abriu no dia 21 de junho.
A “CARDO – Taberna & Mercearia” é a primeira unidade da “Rede de Tabernas & Mercearias das Aldeias Históricas de Portugal”, um novo projeto e modelo de negócio concebido pela AHP-ADT, que se pretende alargar às 12 aldeias. “É uma forma estimular o empreendedorismo de base local assente no paradigma ancorado na trilogia: coesão, inovação e sustentabilidade” como explica uma nota informativa das Aldeias Históricas de Portugal.
No espaço recém-inaugurado vai ser possível provar as “Receitas Que Contam Histórias”, uma iniciativa que visa dar vida aos sabores e saberes que definem a identidade cultural.
Para o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, a “CARDO – Taberna & Mercearia» nasceu por entre as frestas da alma romântica que as pedras de Sortelha encobrem, e abriu portas para se escancarar aos habitantes e visitantes, comprometida com preservar as memórias e as tradições de antanho e deliciar aqueles que queiram fruir do acolhimento e da simpatia de quem serve o melhor do que nós temos”.
Carlos Ascensão, presidente da Aldeias Históricas de Portugal, congratulou-se sobre a novidade em Sortelha: “Este projeto é um testemunho vivo do compromisso da Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT) em promover e preservar a autenticidade das nossas aldeias, através de experiências gastronómicas que refletem a tradição, os usos e os costumes de gerações”.
Luísa Cariano, uma das responsáveis deste novo projeto, reconhece que: “Desde cedo que tenho uma paixão pela Aldeia de Sortelha, motivada pela minha avó materna, que é de uma aldeia próxima, e desde pequena que ouço falar da magia e da beleza que Sortelha tem através das histórias e sabores que a minha avó me passou. Penso que talvez seja este legado que ela me tenha deixado com o propósito de mostrar as nossas origens, a nossa identidade aliada com a gastronomia e à arte de bem receber e claro o envolvimento com a comunidade local”. Rodrigo Scarlati, que partilha o desafio com Luísa Cariano, acrescentou que “esta é uma região com enorme potencial, com tudo o que pode oferecer, desde a autenticidade do seu povo, à gastronomia única e de carácter especial”.
É um projeto que integra um espectro alargado de atuação, que combina a gastronomia, os vinhos, a biodiversidade e a agricultura sustentável.