Surma é uma One Woman Band cujo disco de estreia, “Antwerpen”, lançado a 13 de outubro de 2017, recebeu páginas de destaque em meios como o Público, Expresso ou Blitz e apresentações em Portugal, Espanha e França.
Débora Umbelino é natural de Leiria mas a música que cria é oriunda de locais bem mais exóticos. Surma é o seu projeto onde domina teclas, samplers, cordas, vozes e loop stations em sonoridades que fogem do jazz para o post-rock, da eletrónica para o noise e nos levam para paragens mais ou menos incertas, com paisagens desconhecidas e muito prazer na viagem. Ao longo do último ano Surma foi atuando de norte a sul do país, passando por festivais como o Super Bock Super Rock, Milhões de Festa ou Lisb On e levou o seu concerto a países como Espanha, França, Suécia, Reino Unido e Alemanha. Em 2017 lançou o aguardado disco de estreia “Antwerpen”, recebido pela crítica e público como um dos melhores desse ano. O primeiro single/vídeo de apresentação, “Maasai”, foi produzido por Emanuel Botelho (Ex-Sensible Soccers) e misturado e masterizado por Paulo Mouta Pereira.
O Café Concerto acolhe a artista no próximo dia 30 de maio, para uma perfomance que pode ser apreciada, a partir das 22 horas, com entrada livre.