Sol sai de cena e dá lugar à chuva e a trovoadas

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma descida da temperatura máxima a partir de hoje.

A primavera chegou acompanhada de bom tempo, ou não fosse a estação que abre caminho ao verão. Depois de dias de temperaturas mais elevadas e de sol a brilhar, as nuvens, a chuva e as trovoadas estão de regresso.

De acordo com as previsões do IPMA, esta quinta-feira, dia 8, esperam-se períodos de céu muito nublado e
aguaceiros, mais prováveis a partir do fim da manhã. Os meteorologistas assinalam que haverá “condições favoráveis à ocorrência de trovoada a partir da tarde, em especial nas regiões Centro e Sul”, onde pode também contar com neblina ou nevoeiro matinal.

Além disso, está prevista uma pequena subida da temperatura mínima e pequena descida da temperatura máxima. O que significa, na prática, que deixará de sentir tanta diferença na temperatura entre o dia e a noite.

Este cenário meteorológico previsto para quinta-feira vai repetir-se e estender-se no território continental na sexta-feira, com previsão de períodos de céu muito nublado e aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial durante a tarde nas regiões do interior Norte e Centro.

As temperaturas máximas, que hoje variam entre os 26ºC em Santarém, 25ºC Faro, 24ºC em Lisboa, 23ºC no Porto e 18ºC na Guarda, irão cair para os 22ºC, 20ºC, 19ºC, 18ºC e 13ºC, respetivamente, na sexta-feira.


Conteúdo Recomendado