A Câmara Municipal da Guarda elaborou um programa de animação da cidade durante o verão, que inclui mais de 50 atividades de música, cinema, visitas encenadas, folclore, desporto e feiras de antiguidades.
Segundo o vereador do pelouro da cultura da autarquia da Guarda, Victor Amaral, o programa hoje apresentado em conferência de imprensa, denominado “Verão em Alta”, inclui “mais de 50 atividades diversas”, que vão decorrer entre 01 de julho e 09 de setembro.
Estimular a economia local e oferecer “uma agenda de programação cultural e ampla para todo o tipo de público” são outros dos objetivos da autarquia, segundo o vereador.
O vice-presidente do município, Carlos Chaves Monteiro, também presente no encontro com os jornalistas, disse que a programação anunciada, dirigida aos residentes e aos habitantes, pretende “aumentar a atração” da cidade nesta época do ano.
Na música, o programa inclui um Festival de Blues, a realizar ao ar livre, no Jardim José de Lemos, entre 02 e 05 de agosto, com concertos, sempre às 22 horas, de Delta Blues Riders (02), TT Syndicate (03), Wax & Boogie (04) e de Nuno Andrade Blues Drive (05).
Haverá ainda, como novidade, concertos na Igreja da Misericórdia com o grupo de gospel africano Aba Taano (16 de julho), Rão Kyao (10 de agosto), ConcertusPerTempora (17) e Lyra (24).
No dia 21 de julho, o pátio da Sé Catedral receberá um concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras, às 22 horas, e, no dia seguinte, realiza-se, pelas 16 horas, um concerto de encerramento do Bendada Music Festival.
Para o dia 28 de julho, para as 21h30, está agendado, para a Alameda de Santo André, o 38.º Festival de Folclore da Guarda.
Será também realizada a iniciativa Cinema no Museu e, nos meses de julho e de agosto, haverá visitas encenadas ao centro histórico da Guarda, pela Associação Hereditas.
Estão ainda programados vários espetáculos de teatro pela Rede Artéria e pela rede cultural da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, com destaque para as produções “Sofia meu amor” do Trincheira Teatro (07 de julho) e “Os fragmentos Sonoros” da Coruja do Mato (20).
O “Verão em Alta” contempla ainda atividades desportivas, como a partida de uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta (dia 05 de agosto), a Night Run (07 de julho) e a Perícia Automóvel da Guarda (09 de setembro).
Do cartaz do programa de animação de verão do município da Guarda fazem também parte a realização de feiras de antiguidades e colecionismo (dias 01 de julho, 05 de agosto e 02 de setembro) e o Sunset 1056, no ponto mais alto da Guarda, na Torre de Menagem, a 1.056 metros de altitude, no dia 01 de setembro.
Para o dia 14 de julho está agendada uma Noite Branca, no centro histórico, que terá animação de rua e concertos com os grupos Prós e Contras, Expensive Soul e Mastiksoul.
No mesmo dia, a autarquia da Guarda prevê inaugurar as obras de recuperação do edifício dos antigos Paços do Concelho, onde vai funcionar o Solar dos Sabores e a futura sede da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.