UEPS celebra 4º aniversário com cerimónia e exposições de meios na Guarda

Ueps Purd

Trata-se de uma cerimónia pública, “inédita na Guarda, que envolve mais de 200 militares e respetivos meios móveis” como sublinha a edilidade.

A Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), sedeada na Guarda, assinala na próxima sexta-feira, dia 2 de fevereiro, o seu 4.º aniversário. O município da Guarda associa-se a estas celebrações divulgando a iniciativa e dinamizando visitas dos alunos das escolas de 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho à exposição de meios que a Guarda Nacional Republicana vai ter patente no pavilhão de S. Miguel nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, segundo uma nota informativa da autarquia.


Os alunos vão experienciar Operações com UAS (Drones); Operações com Matérias Perigosas (Linha de descontaminação); Operações Aquáticas e Subaquáticas (Batismo de mergulho); Operações de Busca e Resgate em Montanha (Escalada); Operações de Supressão/Combate a Incêndios Rurais (Simulação de combate com ‘mini-fardas’); Operações de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (simulação de busca a uma criança soterrado em escombros) e ainda um ateliê de pintura e caracterização, para tornar a experiência mais realista.


No dia 2 de fevereiro, sexta-feira, pelas 11 horas, realiza-se no Parque Urbano do Rio Diz a Cerimónia Militar do Dia da Unidade. Trata-se de uma cerimónia pública, “inédita na Guarda, que envolve mais de 200 militares e respetivos meios móveis” como sublinha a edilidade. Honras militares à Alta Entidade; Revista às Forças em Parada; Integração do Estandarte Nacional; Alocuções; Imposição de Condecorações; Homenagem aos Mortos; e Desfile das Forças em Parada são algumas das atividades previstas.


Para além desta iniciativa, ficará também patente no Parque Urbano, uma Exposição Estática de Meios, que poderá ser visitada por toda a população, acrescenta a mesma fonte.


Recorde-se que a UEPS é uma Unidade especializada da Guarda Nacional Republicana, criada pelo Decreto-Lei n.º 113/2018, de 18 de dezembro, que tem como missão específica a execução de ações de prevenção e de intervenção, em todo o território nacional, em situações de acidente grave e catástrofe, designadamente nas ocorrências de incêndios rurais, de matérias perigosas, de cheias, de sismos, de busca, resgate e salvamento em diferentes ambientes, bem como em outras situações de emergência de proteção e socorro, incluindo a inspeção judiciária em meio aquático e subaquático. Sucede ao anterior Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), criado em 2006, através do Decreto-Lei n.º 22/2006, de 02 de fevereiro.


Conteúdo Recomendado